Autoridades australianas obrigaram a Coca-Cola a publicar um comunicado nos jornais do país corrigindo o conteúdo de uma campanha publicitária que exibia uma atriz famosa apresentando como mitos as alegações de que o refrigerante engorda, estraga os dentes e tem alto teor de cafeína.A Comissão de Competição e Consumo da Austrália (ACCC, na sigla em inglês), que defende os direitos dos consumidores, qualificou como "totalmente inaceitável" a propaganda veiculada em outubro e protagonizada pela atriz australiana Kerry Armstrong.A campanha se referia aos supostos mitos envolvendo o consumo de Coca-Cola e afirmava: "Mito. Faz você engordar. Mito. Estraga seus dentes. Mito. Está cheia de cafeína".Uma semana depois, a empresa veiculou nova propaganda com os seguintes termos: "Achamos que já era hora de expor os fatos para ajudar a entender o que está por trás da Coca-Cola". Ainda nessa peça Armstrong aparecia dizendo: "Agora que eu já sei o que é mito e o que não é, é bom saber que a nossa família pode continuar aproveitando uma de nossas bebidas favoritas. Meus filhos agora me chamam "Mãe, a Destruidora de Mitos'".A ACCC forçou a empresa a publicar comunicados de correção em sete jornais do país. A companhia detém 56% de participação no mercado de refrigerantes na Austrália.O órgão considerou que a propaganda pode induzir o consumidor ao entendimento de que "os pais podem incluir a Coca-Cola na dieta familiar sem qualquer consideração sobre o potencial ganho de peso e queda nos dentes" ocasionado pelo consumo do refrigerante.No comunicado, a empresa informa que a Coca-Cola contém açúcar e nutrientes ácidos, que podem contribuir com o risco de queda dos dentes.
FONTE: Folha de São Paulo